segunda-feira, 14 de maio de 2012

Cascais é (mesmo) demais!

Cascais ficou em primeiro lugar no índice das Cidades Inteligentes, segundo os resultados divulgados a 3 de Maio na Conferência Internacional Cidades Inteligentes para o Crescimento Sustentável, no Museu da Electricidade em Lisboa. Esta Conferência foi organizada pela Inteli - Inteligência em Inovação e pela Fundação Luso-americana para o Desenvolvimento, em parceria com o Ecologic Institute (Alemanha), com o objetivo de selecionar a melhor cidade do projeto Rener - Renewable Energy Living Lab.
Cascais é assim líder no grau de inteligência urbana, fruto das boas práticas levadas a cabo no âmbito da sustentabilidade, como a mobilidade eléctrica e a regeneração de edifícios.

Através da sua Agenda 21,  Cascais envolve os munícipes, com sessões de participação pública e o mais recente orçamento participativo. É neste contexto que foram criados programas de formação às Associações de Munícipes, o programa Hortas de Cascais, o ECO XXI (desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa), o Plano Estratégico face às Alterações Climáticas e o Pensar Global, Agir Local.



Em termos de educação e sensibilização ambiental desenvolve também uma série de projetos dentro e fora das escolas, sobre os mais diversos temas, desde a poupança energética, conservação dos recursos costeiros, defesa da Natureza e da biodiversidade, entre outros.


A própria Câmara desenvolve projetos que a levem, enquanto entidade pública, a diminuir os seus consumos energéticos, nomeadamente ao nível dos edifícios e equipamentos municipais, frota automóvel, iluminação e compras públicas.

Conhecidas são já há muitos anos as Bicas de Cascais, bicicletas gratuitas disponíveis em vários pontos para que os munícipes e visitantes possam percorrer a cidade inteira de bicicleta.

E atualmente está a ser lançado o novo projeto de reabilitação do Mercado de Cascais, que além da própria reabilitação do espaço, vai criar uma nova marca para promover todos os produtos regionais e comercializá-los não só neste espaço, como também na Mercearia da Vila.



Enfim, toda uma panóplia de projetos que bem merecem este prémio.

Afinal Cascais é (mesmo) demais!

1 comentário:

  1. Que bom, estas acções inspiram e são mais uma referência de que Portugal se quiser pode ser um bom exemplo, começa-se numa pequena comunidade, passa a palavra, segue o bom exemplo e em efeito dominó, podemos tornar-nos um país sustentável!!!
    Querer é Poder. Face à crise as alternativas urgem.
    É urgente mudar!!!
    Sejamos criativos, sejamos modestos, sejamos altruístas, deixemos de olhar apenas para o nosso umbigo.
    As palavra-chaves são SINERGIA, PARTILHA, SUSTENTABILIDADE,AMOR À TERRA...

    Quem dá mais?! :)

    ResponderEliminar