terça-feira, 8 de maio de 2012

Lisboa sem reservas

Numa época de crise, o importante é valorizar o que é nacional. E para nos mostrar isso mesmo ninguém melhor que Anthony Bourdain e o seu programa televisivo "No Reservations". Ele veio pela primeira vez a Lisboa para nos mostrar o que temos de melhor. O que é nosso. Porque Lisboa é uma cidade sem reservas.
Atravessando a capital, falando sobre o passado colonial e fascista e sobre o futuro. Tudo à volta da mesa.
Numa época em que se fala tanto em consumo responsável, vemos neste episódio o que o país produz de bom: peixe, marisco, azeite, enchidos, carne, queijo, vinho. Afinal o que é nacional é mesmo bom. Nada como uma ida ao mercado para poder adquirir todos os melhores produtos nacionais, comprados diretamente aos produtores. Uma prática bastante comum noutros países, e pouco comum em Portugal. Muito se compra nos supermercados, produtos estrangeiros e que nem sabemos de onde vêm exactamente.
Porque não aproveitas o teu sábado para fazer as compras no mercado mais próximo da tua casa? Uma manhã no mercado pode ser o teu melhor programa semanal. A comprar o que temos de bom. E como diz Tozé Brito, muito do que produzimos é apenas para consumo nacional, pois nem sequer produzimos o suficiente para exportar.
Fala-se ainda dos efeitos nefastos que as políticas europeias tiveram na agricultura nacional. No que nos pagaram para deixarmos de produzir.
Temos por isso de aproveitar o que ainda temos de bom. Não só a nível gastronómico, mas também a nível cultural. Enraizarmos na nossa tradição do fado e da música popular, sem perder o que se anda a fazer de novo e de original.
A não perder!

Sem comentários:

Enviar um comentário