quinta-feira, 28 de junho de 2012

Consumo inteligente

Hoje volto a falar-te do consumo responsável ou do consumo inteligente. Achas que és inteligente?
Para consumires de forma inteligente deves primeiro comprar apenas o que é necessário e segundo, ter consciência do impacto ambiental que a tua compra gera.
Está na tua mão esta escolha por produtos que respeitem modelos de produção mais sustentáveis. Tu é que podes mudar o paradigma da sociedade actual e o desempenho das empresas.
Já reparaste que muitos dos produtos têm cada vez uma durabilidade mais reduzida? Que quase somos obrigados, de tempos a tempos, a comprar novamente os mesmos produtos, pois deixaram de funcionar?

They time those things! They time them, so when you finish paying them, there useless!


Aconselho este filme para te enquadrares melhor neste tema.

Foi a partir desta reflexão sobre o consumo responsável, que o Instituto Akatu elaborou o Decálogo do Consumo Consciente. São dez indicações para a sustentabilidade na produção e no consumo, dirigidas a cidadãos, governos e indústria.

O consumo inteligente deve valorizar:

1. Os produtos duráveis, em detrimento dos descartáveis ou de desgaste acelerado
2. A produção e o desenvolvimento local mais do que a produção global
3. O uso compartilhado de produtos, ao invés da posse e do uso individual
4. A produção, os produtos e os serviços social e ambientalmente mais sustentáveis
5. As opções virtuais, em vez das opções materiais
6. O não-desperdício dos alimentos e produtos, promovendo o seu aproveitamento integral e o prolongamento da sua vida útil
7. A satisfação pelo uso dos produtos e não pela compra em excesso
8. Produtos e escolhas mais saudáveis
9. As emoções, as ideias e as experiências, em vez dos produtos materiais
10. A cooperação, em vez da competição

Helio Mattar, doutor em Engenharia Industrial da Universidade de Stanford, do Instituto Akatu afirmou:
"Dizer à classe média, recém-chegada ao mercado do consumo, que ela não pode consumir, além de uma idiotice, é injusto. Mas é possível dizer a essas pessoas que existe um consumo mais inteligente. É preciso informação para se consumir de outra forma e que a população seja estimulada para isso. É disso que se trata essa transformação que os dez itens propõem."

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