sexta-feira, 6 de abril de 2012

Arte e consumismo

O artista fotográfico Chris Jordan utiliza fotografias relacionadas com o consumo e desperdício, com um técnica que se iniciou aquando de uma visita a um armazém para verificar padrões de cor e de ordem. O seu interesse pela sensibilização e pela conservação da natureza passou a integrar o seu trabalho nos últimos anos.
Ao utilizar bens de consumo americano, pretende alertar-nos para o nosso comportamento inconsciente diário e para os nossos hábitos de consumo.

Seguem alguns exemplos da sua séria "Running the numbers":

Utiliza 92.500 sementes, igual a 1 centésimo de 1% do número de pessoas no mundo que sofrem de malnutrição. Para retratar a estatística completa com 925 milhões de sementes, seria necessário imprimir 10.000 esta obra, cobrindo uma superfície superior a oito campos de futebol.  




Utiliza 260.000 chaves de carros, igual ao número de galões de gasolina consumidos por veículos a motor nos Estados Unidos, a cada minuto.


Utiliza 29.000 cartões de crédito, igual ao número médio de processos de falência de pessoas singulares a cada semana nos Estados Unidos.



Utiliza 320.000 lâmpadas, igual ao número de kilowatts/hora desperdiçados a cada minuto nos Estados Unidos por ineficiência no uso de energia doméstica.


Utiliza 29.569 pistolas, igual ao número de mortes por arma de fogo nos Estados Unidos.

Podem ver mais algumas das suas obras em:

Sem comentários:

Enviar um comentário