quinta-feira, 5 de abril de 2012

Nautilus House na Cidade do México

Já te imaginaste a viver dentro de uma concha?

Esta casa na Cidade do México, construída em 2006, cria essa sensação. Chama-se Nautilus House e foi desenhada pelo arquitecto Javier Senosiain da Arquitectura Orgânica. Inspirado por Gaudí e Lloyd Wright, Senosiain cria formas orgânicas e suaves, recriando as espirais e as curvas existentes na natureza. Não existe uma única linha recta em toda a casa.
A família que aí vive (casal com dois filhos rapazes) vivia anteriormente numa casa convencional. Ao fim de algum tempo decidiram mudar e conheceram o trabalho de Senosiain, que concebeu esta casa especialmente para eles. A família mexicana gostou desta estranheza, da ligação à natureza e do facto de terem de abdicar da acumulação de bens materiais. Toda a mobília está inbuída no próprio edifício. A única prateleira encontra-se junto às escadas e exibe algumas fotografias de família. Em termos de acústica, é impossível ter uma conversa privada dentro de casa. Uma palavra sussurrada na cozinha é ouvida perfeitamente nos quartos.
Na estação chuvosa, a água é canalizada através do telhado numa espiral e escorre para dentro de uma fonte no jardim. E caso ocorra um tremor de terra, a casa dificilmente se desmoronará, uma vez que está construída numa só peça.













Sem comentários:

Enviar um comentário