domingo, 29 de abril de 2012

Cascatas de livros

Imaginem que vão a passear pelas ruas da vossa cidade e subitamente vêem uma torrente de livros a brotar de uma janela. Uma cascata feita de centenas de livros que caem na rua à vossa frente. Como se os próprios livros ganhassem vida e se libertassem das estantes, das prateleiras e dos armários, voando em simultâneo pela janela. Fazendo a apologia de que um livro não deve estar fechado numa casa, que é um objecto de todos e para todos. Que os livros são para ser lidos e relidos, emprestados, oferecidos, trocados...
Confesso que tenho bastante dificuldade em emprestar os meus livros. Sinto que fazem parte de mim. Preciso que estejam por perto. São muito do que aprendi e do que sei e sinto que sem eles fico mais vazia. Custa muito libertar-me deles e apenas o faço em casos muito especiais.
Daí que a nova instalação da espanhola Alicia Martín, que está actualmente na sua cidade natal, Madrid, me tenha cativado imediatamente. Chama-se "Biografias" e utiliza centenas de livros que caem em cascata de alguns edifícios da cidade.
Cada coluna está suportada por uma estrutura de metal, que lhe dá forma e fixa cada livro no seu sítio.
Este é o último trabalho da artista, que cria as suas obras intrincadas utilizando milhares de livros reciclados.





2 comentários:

  1. já conhece o www.css.org.pt

    ResponderEliminar
  2. Já foi publicado um artigo sobre o Comércio Solidário e Sustentável no SUSTENTA-TE. Pode encontrá-lo na etiqueta Consome e responsabiliza-te.

    ResponderEliminar