sexta-feira, 13 de abril de 2012

A compra da Inca Kola

Hoje vou falar sobre uma bebida peruana, de seu nome Inca Kola. A Inca Kola, uma bebida gaseificada, de cor amarelo rebuçado, é feita a partir do aroma de uma planta peruana chamada Erva Luísa.

Ora bem, a Inca Kola sempre superou em vendas a Coca Cola no seu país de origem, o Perú. Como sendo uma bebida clara e mais leve que a sua principal concorrente, combina perfeitamente com os pratos condimentados peruanos.

Esta é a mais importante típica bebida sem álcool no Perú, e faz parte da Coca Cola Company, que a comprou há alguns anos. Porquê?




Esta é a versão disponível na web:




"Este largo liderazgo en el mercado peruano causó que, en 1999, Coca Cola adquiriera, por 300 millones de dólares, el 60% de las acciones de la Inca Kola. Como parte del acuerdo de compra, la Corporación Lindley obtuvo el derecho de embotellar Coca-Cola y las marcas afines (Fanta, Sprite, etc) en el Perú. La transnacional estadounidense obtuvo, por otro lado, la propiedad de la marca para su producción y comercialización fuera del país manteniendo Lindley la propiedad de la misma en el Perú."




Que vos parece? É justo que uma marca bem sucedida num dos países da América do Sul, seja abruptamente engolida pela maior multinacional de bebidas nao alcoólicas? E atenção ao interesse da Coca Cola, deixaram a comercialização no Perú a cabo da companhia peruana, porque a ideia geral é exportar a bebida para os países asiáticos, onde a alimentaçao é parecida, em termos de condimentos e sabores, e a Inca Kola terá seguramente bastante sucesso.
Na altura da negociação, surgiram no Perú várias marcas que comercializavam bebidas semelhantes, acusando a Inca Kola de ser uma verdadeira sell-out e já não uma empresa peruana, não merecendo por isso o dinheiro dos consumidores.


A bebida é já comercializada em todo o mundo atualmente. Já a viram por aí?

Sem comentários:

Enviar um comentário