segunda-feira, 30 de abril de 2012

Quem se importa? - Empreendorismo Social

"Qual o nome que se dá para o activista que, de tanto protestar, acaba mudando tudo ao seu redor?"

Conheces Muhammad Yunus, vencedor do Prêmio Nobel da Paz, em 2006, e considerado como o pai do microcrédito? Este antigo professor no Bangladesh nos anos 70, doutor em Economia, não se conformava com a extrema pobreza da população local, que vivia dependente de agiotas. Fundou assim o Grameen Bank, que começou com o empréstimo de 27 dólares do seu próprio bolso a quem necessitava, e que não podia contrair empréstimos bancários. Estes clientes eram na sua maioria mulheres pobres, e que se revelaram excelentes clientes, pela forma como pagavam os seus empréstimos. Até hoje, os empréstimos são feitos baseados exclusivamente na confiança – e não em contratos ou acertos jurídicos.

E sabias que existe um monge budista belga, que treina ratos na Tanzânia? O seu nome é Bart Weetjens e um  dos seus objectivos é detectar turbeculose em amostras de saliva humana mais rapidamente que os laboratórios convencionais. O outro é descobrir minas terrestres no solo, liberando assim enormes áreas de terra antes inutilizadas pelas guerras. A ONG Apopo emprega actualmente mais de 200 pessoas e tem mais de 300 ratos em vários estágios de criação, treino e implementação para identificação de minas terrestres e o diagnóstico da malária, entre outros projectos.

Este é um documentário sobre empreendedores sociais no Brasil e no mundo. Pessoas brilhantes, que criaram, cada qual, uma organização inovadora capaz de não só mudar a sociedade ao seu redor, mas também causar impacto social suficiente para que estas ideias possam virar políticas públicas, passíveis de serem disseminadas por todo o mundo.
Com a participação de Muhammad Yunus, Bill Drayton, Al Etmanski, Bart Weetjens, Dener Giovanini, Eugenio Scannavino Netto, Isaac Durojaiye, Jehane Noujaim, Joaquim Melo, Joaquín Leguía, John Mighton, Karen Tse, Mary Gordon, Oscar Rivas, Premal Shah, Rodrigo Baggio, Vera Cordeiro e Wellington Nogueira.

A não perder.
E tu? Achas que podes mudar o mundo?

Sem comentários:

Enviar um comentário